Presidente do Flamengo vira alvo de denúncia após declaração polêmica e caso ganha repercussão nacional

O episódio ganhou novos desdobramentos após manifestações públicas de dirigentes, jornalistas e da própria emissora.

Presidente do Flamengo vira alvo de denúncia após declaração polêmica e caso ganha repercussão nacional
REPRODUÇÃO /BNews Natal

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, foi denunciado à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por declarações consideradas machistas, sexistas e discriminatórias contra a jornalista Renata Mendonça, da TV Globo.

O episódio ganhou novos desdobramentos após manifestações públicas de dirigentes, jornalistas e da própria emissora.

A fala ocorreu durante uma entrevista coletiva realizada no dia 23 de dezembro, em um evento institucional ligado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à apresentação dos resultados financeiros do clube na temporada de 2025.

Ao comentar críticas feitas à gestão do futebol feminino do Flamengo, Bap se referiu à jornalista como “nariguda da Globo” e afirmou que ela “fica falando mal da gente”, atribuindo as críticas à política de direitos de transmissão da emissora.

A representação foi protocolada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha. No documento, a entidade sustenta que a declaração teve ampla repercussão pública e viola princípios constitucionais, tratados internacionais de proteção aos direitos das mulheres e o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios.

Após a repercussão do caso, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se manifestou nas redes sociais na quarta-feira (24) em solidariedade à jornalista. Em publicação, ela classificou a fala do dirigente rubro-negro como um “ataque machista”.

“Minha solidariedade à competente jornalista Renata Mendonça, vítima de um ataque machista feito pelo presidente do Flamengo. De um dirigente de um grande clube, espera-se condutas exemplares, nunca misoginia. Infelizmente, ainda existem homens que desprezam o trabalho das mulheres no futebol. Mas não vamos baixar a guarda”, completou.

A TV Globo também se posicionou oficialmente sobre o episódio. Em nota publicada pelo portal ge, a emissora afirmou repudiar “o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo” e reiterou “seu profundo respeito às mulheres e às opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja”.

Além de Leila Pereira, outras profissionais da imprensa esportiva e mulheres ligadas a clubes brasileiros manifestaram apoio a Renata Mendonça nas redes sociais, em uma corrente de solidariedade. Entre as mensagens compartilhadas, uma frase ganhou destaque: “Nem no Natal o machismo tira folga”.

A Procuradoria do STJD deve analisar a denúncia para decidir sobre a abertura de processo disciplinar e a eventual aplicação de sanções ao dirigente. Até o momento, Luiz Eduardo Baptista e o Flamengo não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

BNews Natal

Comentários (0)

Fale Conosco