Completando os primeiros 100 dias de administração, a prefeita Aninha e o vice Nielmo comemoram conquistas importantes em diversas áreas da gestão municipal de Santa Cruz. Mesmo enfrentando sérios entraves deixados pela gestão anterior, como falta de documentos, sistemas e equipamentos apagados, a nova gestão decretou estado de emergência administrativa e superou os desafios iniciais com resultados concretos já percebidos pela população. A Vitória de Aninha nas eleições municipais de outubro/2024 foi uma das mais eloquentes da última eleição no Rio Grande do Norte, antes desacreditada e até denegrida por comunicadores ao redor do estado, Aninha virou um caso de superação, deu a volta por cima e derrotou um dos maiores grupos políticos do Rio Grande do Norte, que a 24 anos se perpetuava no poder em Santa Cruz.
O início da administração não foi fácil, a atual gestão recebeu uma prefeitura praticamente no escuro, sem acesso a sistemas, senhas que não foram repassadas, diversos computadores formatados e uma prefeitura praticamente sem documentos, sem históricos e sem informações, situação essa que foi notícia em todo o Rio Grande do Norte e virou caso de polícia. Devido esta problemática, a gestão deve que decretar estado de emergência administrativa e assistencial no município,
Mesmo com estes problemas nos primeiros dias de gestão, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz conseguiu superar os desafios e fazer significativas mudanças e melhorias para a que estão sendo sentidas no dia-a-dia dos moradores.
Destaques principais dos 100 dias de gestão:
Saúde:
-
Retorno de atendimentos e exames eletivos no Hospital Municipal Aluísio Bezerra.
-
Fila de exames laboratoriais foi zerada.
-
Implantação da pediatria em andamento.
-
Atendimento noturno para trabalhadores.
-
Reestruturação das linhas de cuidado, como a de sobrepeso e obesidade.
A saúde é um capítulo à parte, os avanços em apenas 100 dias de gestão são notórios, as linhas de Cuidado, como da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no município foram reestruturadas. Além do atendimento de urgência e emergência, o hospital municipal Aluísio Bezerra voltou a oferecer atendimentos e exames eletivos, com mais de 607 consultas e exames já ofertados, e em breve o hospital será uma referência na região para casos de infarto. A implantação da pediatria segue a passos largos, profissionais estão sendo treinados e as obras de adequação da futura ala pediátrica do hospital estão em processo de finalização, em breve a população de Santa Cruz terá um dos seus maiores sonhos realizado, o atendimento especializado em pediatria no hospital municipal.
A diminuição na fila de exames também é outro destaque, pessoas que a meses e até anos aguardavam por cirurgias e exames, tiveram a sua solicitação atendida, o que antes era usado como moeda de troca política, agora é usado de forma correta com respeito a população, além disso, foi zerado a fila para exames laboratoriais, o que é um marco na história recente da saúde de Santa Cruz. O Atendimento ao trabalhador também foi implantado, com ações durante a noite para garantir o atendimento para aquele que não pode se consultar durante o horário de trabalho.
Agricultura:
-
Retorno do corte de terra após mais de 20 anos, beneficiando mais de 900 agricultores.
-
Preparação para ativação do matadouro público inaugurado em 2018 e nunca utilizado.
Assistência Social:
-
Expansão do SCFV com novas oficinas (balé, violão, percussão, karatê).
-
Ampliação do projeto Criança Feliz.
Cultura e Turismo:
-
Criação do Comitê Permanente do Carnaval e redação do futuro Plano Municipal de Cultura.
-
Realização de grandes eventos como o Carnaval e o Dia do Teatro e do Circo.
-
Lançamento da Feira Meu Inharé, integrando cultura, saúde e economia.
-
Apresentação do Calendário Anual de Eventos com retorno de festividades tradicionais.
Infraestrutura:
-
Operação "Limpa Santa Cruz" retirou toneladas de entulho.
-
"Cidade Iluminada" com troca de mais de 600 lâmpadas na zona urbana e rural.
-
Reformas em prédios públicos e escolas.
Na secretaria de obras, os primeiros dias de gestão foram de uma verdadeira limpeza na cidade, com a ação intitulada "limpa santa Cruz" que tirou dezenas de caçamba de entulhos e lixos na cidade, além de reformas em diversos prédios públicos da cidade, outro grande destaque foi a operação "cidade iluminada", que colocou centenas de braços de luz e trocou mais de 600 lâmpadas, na zona urbana e na zona rural, trazendo mais segurança e iluminação em toda cidade.
Esporte:
No esporte o desportista voltou a ser respeitado, com apoio e incentivo a diversas modalidades esportivas, uma bandeira de campanha da prefeita Aninha, os atletas de Santa Cruz já conquistam grandes resultados, a criação da seleção feminina de futsal e a volta do tricolor do Trairi as quadras do Rio Grande do Norte, são avanços que com certeza já estão na história do esporte santacruzense.
SAAE e Abastecimento de Água:
-
Melhorias na distribuição de água, redução no intervalo de fornecimento.
-
Conserto de bombas, instalação de hidrômetros e substituição de canos.
Mesmo com o órgão entregue totalmente sucateado, o SAAE fez uma série de adequações na rede de água e esgoto do município, cortando privilégios e buscando uma equidade na distribuição da água, estudos foram feitos e a melhora na distribuição de água já é sentida em praticamente toda a cidade, bombas foram consertadas, hidrômetros foram comprados e estão instalados, além de investimentos em canos maiores, para melhorar a distribuição, quem antes recebia água com um intervalo maior de 30 dias entre uma distribuição e outra, agora consegue receber água em um intervalo menor, a situação ainda não foi resolvida, mas a melhora já é significativa.
Estes primeiros 100 dias foram de muito trabalho, mas as mudanças já estão sendo sentidas pela população, Santa Cruz vive um tempo novo, com trabalho e compromisso, melhorando a vida do povo.
Educação e TI:
-
Reformas em escolas e contratação transparente de estagiários.
-
Reaproveitamento de equipamentos sucateados e manutenção de redes.
Outras secretarias também se destacaram, como a educação, onde aconteceu a reforma de algumas escolas, realização de processo seletivo, dando transparência ao processo e a contratação de estagiários, já no TI, diversos equipamentos que estavam em estado de sucata, foram reformados e reaproveitados, gerando economia para os cofres públicos, além de diversos serviços de manutenção e reparo em redes antigas, que estavam em situação de abandono e ofereciam perigo para o trabalho dos servidores e atendimento à população.
Santa Cruz vive um novo tempo. Os primeiros 100 dias da gestão Aninha já demonstram o compromisso com a reconstrução e a valorização do povo.

Fonte: PREFEITURA DE SANTA CRUZ RN